Carlos Mário da Silva Velloso

Ingressou, em 2006, na Advocacia Velloso. É membro de honra da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Dedica-se, sobretudo, à consultoria jurídica, emitindo pareceres. Ministro aposentado, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral, é professor emérito da Universidade de Brasília (UnB) e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), em cujas Faculdades de Direito foi professor titular de Direito Constitucional e Teoria Geral do Direito Público. Foi professor de Direito Constitucional na Faculdade de Direito da UFMG e de Direito Constitucional Tributário no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Integra entidades culturais brasileiras e estrangeiras. Membro das Academias: Brasileira de Letras Jurídicas, Internacional de Direito e Economia, Mineira de Letras, Brasileira de Direito Constitucional, Brasileira de Direito Tributário, da Associação Brasileira de Direito Tributário, do Instituto Internacional de Direito Público e Empresarial – IDEPE – Instituto Geraldo Ataliba, da Associação Brasileira de Direito Financeiro, filiada à International Fiscal Association (IFA), Haia, Holanda, da Association Française des Constitutionnalistes, França, do Advisory Council do The Brazil-United States Legal & Judicial Studies Program, da American University Washington, D.C., do Conselho Superior do Centro de Altos Estudos em Controle e Administração Pública do Tribunal de Contas da União, do Instituto dos Advogados Brasileiros e dos Institutos dos Advogados de Minas Gerais, de S. Paulo e do Distrito Federal.  É autor do livro “Temas de Direito Público.” Em coautoria com Walber de Moura Agra, “Elementos de Direito Eleitoral,” Edit. Saraiva. É um dos autores do livro “La Nouvelle République Brésilienne”, que integra a “Collection Droit Publique Positif”, dirigida pelo professor Louis Favoreu, Edit. Economica, França. Em coatoria, tem cerca de quarenta livros jurídicos publicados. Publicou dezenas de artigos em revistas jurídicas. Livros publicados em sua homenagem: “Construindo o Direito Tributário na Constituição – uma análise da obra do ministro Carlos Velloso”, coordenação da prof. Misabel Derzi; “Transação e Arbitragem no Âmbito Tributário”, coordenação dos profs. Othon Saraiva Filho e Vasco Branco Guimarães; “Estudos: Direito Público”, coordenação dos profs. Ives Gandra Martins, Patrícia Roset e Antônio Carlos Rodrigues do Amaral; “Segurança Jurídica e Protagonismo Judicial – desafios em tempos de incertezas”, coordenação do des. Werson Rêgo.

Carlos Mário da Silva Velloso Filho

carlosmario@velloso.adv.br

Carlos Mário da Silva Velloso Filho (1963) graduou-se em Direito da Universidade de Brasília – UnB (1985). É o sócio fundador da Advocacia Velloso. É membro de diversas associações e sociedades jurídicas, tendo servido como Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB (1995/1998), Vice-Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Distrito Federal – OAB/DF (2001-2003) e Presidente do Instituto dos Advogados do Distrito Federal – IADF (2011-2014). Atualmente integra o Conselho Superior do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e o Conselho Curador do Instituto Victor Nunes Leal (IVNL). É o atual presidente do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados – Seccional do Distrito Federal (CESA/DF). Nos últimos vinte anos, participou como examinador de uma série de concursos públicos para a seleção de juízes de primeira instância e membros do Ministério Público. Foi condecorado com a Ordem de Mérito Advocatício, pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Pará – OAB-PA (1996); a Ordem do Mérito de Dom Bosco, pelo Tribunal Regional do Trabalho do Distrito Federal (1999); a Ordem do Mérito Judiciário, pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal (2002); a Ordem do Mérito do Ministério Público do Distrito Federal (2003); a Ordem de Mérito do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (2004) e a Medalha Miranda Lima da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Distrito Federal – OAB/DF (2011). Também é autor de várias publicações e é palestrante regular em temas relacionados com a prática do Direito perante Tribunais Superiores brasileiros.

Sérgio Carvalho

Sérgio Carvalho
sergiocarvalho@velloso.adv.br

Sérgio Carvalho (1960). Bacharel em Direito pela Universidade de Brasília – UnB (1983). Advogado inscrito na OAB/DF.  Integrou o Corpo Jurídico da Rede Ferroviária Federal e a Consultoria Jurídica do Ministério do Planejamento. Foi Assessor de Desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

Erico Bomfim de Carvalho

erico@velloso.adv.br

Graduado pelo Centro Universitário de Brasília – UniCEUB (2003). Especialista em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília – UnB (2006). Mestre em Direito pela Columbia Law School – NY (2016), onde se formou com honras acadêmicas (Harlan Fiske Stone Scholar) e recebeu o certificado de excelência em direito internacional e comparado (Parker School Certificate of Achievement in Foreign and Comparative Law). Foi editor da American Review of International Arbitration – ARIA. É árbitro da Câmara Brasileira de Arbitragem na Administração Pública (CAMBRAAP) e membro da American Bar Association – ABA.

Ana Flávia Velloso

anaflavia@velloso.adv.br

Graduada em Direito pela Universidade de Brasília – UNB. Mestre em Direito pela Universidade de Paris I – Panthéon-Sorbonne.  Foi assessora no STJ, trabalhou como consultora da UNESCO, no departamento de Direitos Humanos. Professora de Direito Internacional Público.

Gabriela Dourado Mattos

gabriela@velloso.adv.br

Gabriela Dourado Mattos (1987) ingressou no escritório como estagiária em 2008, tornando-se sócia em 2011. Graduou-se em Direito pelo Centro Universitário de Brasília – UniCEUB (2006) e, antes de ingressar na Advocacia Velloso, atuou como estagiária na Advocacia-Geral da União (2007) e em Gabinete de Ministro no Superior Tribunal de Justiça – STJ (2007-2008). Membro da Comissão de Assuntos Constitucionais (CAC), da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

Renata Hanones Carpaneda

renata@velloso.adv.br

Renata Fernandes Hanones Carpaneda é sócia da Advocacia Velloso. Graduada em Direito pela Universidade de Brasília – UnB (2012). É membro da Ordem dos Advogados do Brasil desde 2012.

João Carlos Velloso

jcarlos@velloso.adv.br

Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília. Pós-graduando em Direito Processual Civil (Novo CPC), pelo Instituto Brasilense de Direito Público. Pós-graduando em Direito Eleitoral pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Membro do Centro Brasileiro de Estudos Constitucionais (CBEC) e membro da Comissão de Assuntos Constitucionais (CAC), da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.