Sinopse

“Conheci o jovem que chegava à tardinha para ver a namorada, gravata no bolso, colarinho aberto, paletó dobrado no ombro. Falava da luta dos advogados e da integridade do juiz com quem trabalhava. Uma maneira de ver as pessoas que lembra Goethe: “Há homens que abrem a janela e veem a lama e outros que, abrindo a janela, veem os lírios.”

Recordo o ingresso na magistratura federal. Nos encontros de fim de ano letivo, ouvia seus alunos falarem com entusiasmo do professor que se preocupava não só em ser didático na transmissão dos conhecimentos, mas também, e principalmente, em formar cidadãos para autuar numa sociedade democrática.

Hoje reconheço que essa foi a época mais importante da formação do magistrado que chegaria à Corte Suprema, no momento em que era reconhecida como Corte Constitucional. Importante também essa fase, porque a experiência vivida, proporcionando o conhecimento dos problemas reais da Magistratura e do Judiciário em geral, preparou o homem que assumiria a chefia desse poder num momento delicado. A mudança para Brasília acentuou o orgulho de ser mineiro. Foi quando em sua mesa de cabeceira começaram a se empilhar os livros sobre mineiridade, bem como as obras dos escritores da terra natal, e sempre citados para lembrar a sabedoria de vida dos mineiros e nosso amor à liberdade.

No TRF, na presidência do TSE, e do STF, a sua atuação foi sempre orientada por princípios inabaláveis e um idealismo que contagia. É assim que vejo meu companheiro, um homem que não tem passado pela vida, tem vivido. Parece ter-se inspirado nos versos de Fernando Pessoa: “Sê todo em cada coisa, põe quanto és no mínimo que fazes.”

Sua querida Maria Ângela.”

“Há pessoas iluminadas, luz sobre a família, os amigos, a sociedade e o bem público. Velloso é um farol, sempre nas boas atitudes, e nas boas ações, no bem comum. Ele é iluminado. Fizeram bem iluminar essa vida gloriosa, radiante e alto espírito público, com esta obra erudita e bem selecionada, sobre um homem público, modelo e espelho para contemporâneos e amigos, exemplo para o jovem e o futuro.”

Roberto Rosas

Informações técnicas

Páginas: 1092
Ano: 2017
Formato: 17.0 x 24.0
Edição: 1ª edição